Nos passados dias 26 e 27 de novembro, sexta-feira e sábado, eu, Gonçalo, em substituição do Francisco, delegado de turma, participei numa viagem a Oeiras e numa estadia de uma noite na Pousada de Oeiras, em conjunto com a Profª Margarida Lucena, diretora da escola, e da nossa Profª Carla Almeida, para além dos representantes das outras turmas da escola, delegados e/ou subdelegados dos 5º-12º anos. Esta viagem e estadia, oferecidas pela escola, consistiram num leque de atividades organizadas pelas professoras e desempenhadas por estas e pelos alunos com o intuito de conhecer e colocar em prática as funções de delegado e/ou subdelegado de turma, bem como o de sugerir soluções para alguns problemas da escola. Foram dias de muito trabalho, mas, sobretudo, diversão. Fiz amigos, joguei cartas, ouvi música e até pude testemunhar a falta de habilidade de alguns colegas na, à ausência de outras palavras, "arrumação" das camas de dormir. Fiquei num quarto com mais cinco rapazes. As idades eram bem misturadas, mas todos nos demos bem, tanto que houve várias brincadeiras no decorrer da noite, coisa que as professoras não gostaram lá muito. Mas o que se pode esperar de quase vinte alunos numa pousada com quarto quartos disponíveis?
De entre as atividades realizadas, várias foram as que me chamaram à atenção. O dia começou com uma manta vermelha posta no chão e dezanove alunos lá em cima, com o objetivo de a virar ao contrário sem ninguém sair. Após uma tentativa falhada e vários risos e "au"s, lá conseguimos. Depois, tivemos uma discussão sobre as características fundamentais de um bom líder, pois a atividade da manta tinha aberto portas para várias conversas e argumentos diferentes. Nesta atividade, dividiram-se dois grupos: um do ensino básico e o outro do ensino secundário. Depois, ambos estes grupos subdividiram-se em mais dois, que ficaram ao cargo de resolver uma situação fornecida pelas professoras que abordava a distribuição de tarefas entre um grupo de pessoas que vivia isolado numa montanha. As atividades da tarde consistiram numa discussão acerca dos problemas da escola e cada pessoa tinha de, individualmente, apresentar três problemas que considerava mais importantes. Fiquei surpreendido, pois cada aluno/a tinha ideias e pontos de vista diferentes sobre o que se podia ou não fazer. Então, voltámos a construir grupos com opiniões em comum e reunimo-nos para listar e organizar as nossas propostas numa folha de papel. No dia seguinte, cada grupo foi para uma sala de conferências onde apresentou os seus ideais e soluções e todas foram ouvidas, respeitadas e discutidas. Mais tarde, voltaram-se a fazer novos grupos. Cada grupo tinha, desta vez, o cargo de resumir as atividades que se realizaram na ação educativa e de as expor num papel de cenário que está, neste momento, afixado no painel de entrada da escola.
Por fim, após termos arrumado as nossas coisas e almoçado no refeitório da pousada, fomos visitar o Palácio Marquês de Pombal, onde este viveu, e no qual ainda hoje há salas a serem utilizadas para conferências e reuniões. Para além do espaço interior, o palácio também dispunha de um enorme jardim que remonta à sua época. Depois desta visita, fomos a uma pastelaria tradicional de Oeiras lanchar as famosas queijadas da zona, caras, mas, por sinal, muito boas. Ficámos a conversar e depois cada um se dirigiu ao autocarro para nos irmos embora. Em suma, foi uma experiência muito gira e, dado que foi a primeira vez que nela participei, não estou nada arrependido.
◕
Um acto de cidadania a participação neste forum!
ResponderEliminarÓptimo relato, Gonçalo!
Eveline Monteiro
(Directora de Turma
Obrigado professora!
ResponderEliminar